clique no botão abaixo e veja os nostalgicos com seus tesouros

terça-feira, 3 de maio de 2011

Revista Heroi

O que foi a revista Herói?

Para quem nunca ouviu falar da Herói, foi a revista mais popular de cultura pop publicada no Brasil na metade da década de 90. Ela foi criada em 1994 pela editora Conrad em parceria com a editora Sampa.

Por que ela foi criada?

Para os pouquíssimos que não sabem, existiu um anime que passou na Manchete chamado Cavaleiros do Zodíaco. Sim, aquela que tinha até música de abertura abrasileirada (“Pégasus, ajuda o seu cavaleiro. Gelo, Dragão e os Guerreiros. Cavaleiros do Zodíaco!!!”), além do fatídico rap do Zodíaco (“É o rap do Zodíaco. Vem comigo pra você aprender. É o rap do Zodíaco. Cada signo, um jeito de ser”). No Brasil, CDZ foi o início de uma nova e grande era dos Otakus, saindo pela grande Grand Line em busca do One P****….opa me empolguei. Bom, como os jovens fãs de CDZ estavam em polvorosa procura por informações sobre esse anime, surgiu a revista Herói.

Fases da Herói

Herói

O seu maior auge de popularidade foi com CDZ, de cada 4 capas, 3 eram de CDZ. Época em que tudo era novo, e não havia concorrente à altura, além da internet estar engatinhando no Brasil. Tudo que pudesse imaginar sobre CDZ foi publicado: Perfis de personagens, sagas, spoilers, além do trabalhos de dubladores brasileiros, entre os mais lembrados Hermes Baroli, Gilberto Baroli e Letícia Quinto. Vale lembrar, que o Brasil, estava já na época do Plano Real, com a paridade do dólar, depois do URV, época de estabilidade econômica e certo controle da inflação (nem quero lembrar da época do cruzeiro, cruzeiro real), por isso a Herói surgiu com um preço fixo que não passava de R$ 1,95.

Além disso, não só de CDZ a revista vivia. Ela postava outras matérias de outras séries e alguns animes e tokusatus que chegaram logo após CDZ. Power Rangers foi uma febre com a revista (coisas que eu nem quero me lembrar >.<). Fora todas as matérias sobre comics e desenhos americanos. (A época do Batman).

Herói Gold

Novo formato, mais dinâmico. Com um público já consolidado, a Herói entra em novo formato, dessa vez se chamando Herói Gold. Aumentou logicamente ainda mais a receita. Viveu com o auge de CDZ, chegando na conclusão da saga de Poseidon.

Herói (Novo Formato)

Em 1996, novo formato. Ainda mantendo o preço de R$ 1,95 revista observa uma grande invasão de animes, especialmente na Manchete e no SBT. Pegou o início de outras séries como Shurato, Samurai Warriors e Yu Yu Hakusho. A Herói testemunhou a Manchete sofrendo e morrendo.

Herói 2000

No início de 2000, a revista entrou novamente em mais um formato. Dessa vez ela tentava se adaptar à fase Dragon Ball Z. Além disso surgiu um dos últimos tokusatus originais que foram apresentados no Brasil, Ultraman Tiga. (Posteriormente veio Ryukendo). Fora isso, ainda se focando em comics, seriados, desenhos e filmes. Todos voltados ao público jovem.

Herói.com.br

Um dos últimos formatos, a Heroi.com.br. Chegou com uma das últimas versões da revista, apresentando animes dos canais a cabo, e principalmente a expansão da invasão de animes graças à banda larga. O site também foi criado.

A volta da Herói

Em 2006 a Herói retorna. Último formato. Dessa vez publicada pela Editora Futuro Comunicação. Ela já tentava publicar matérias dos animes da Cartoon e da Animax.

Concorrência e Conclusão

Mas com a concorrência aparecendo, o mercado de revista de animes saturou e nunca mais a Herói foi a mesma. Agora, graças especialmente à internet, essas revistas perderam a força, pois informações são obtidas a todo instante. Os mais jovens, que nunca conheceram a Herói e seu período de glória talvez não entendam a importância dessa revista para os otakus brasileiros. Mas para os mais velhos, essa revista é muito especial, já que todos se lembram com carinho da revista, leitura obrigatória de todo otaku da época.

Por isso posso dizer que foi uma das melhores coisas da minha infância. Comprar, folhear, e ler sobre meu anime favorito da época. Saudades de um tempo que não voltam mais. Saudades de você Revista Herói.

Fonte: http://www.voceselembra.com/2008/12/revista-hei.html


Para os Saudosistas e colecionadores essas revistas ainda podem ser encontrados nos cebos da vida e aqui no Rio de Janeiro. Na feira da Praça XV nos sábados de manhã até as 15 horas!