clique no botão abaixo e veja os nostalgicos com seus tesouros

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Balas Chita


A bala era branca enrolada nun papel amarelo e tinha uma foto de um macaco sorrindo. Por acaso nao tinha nome no papel, mas todos conhecia por bala chita, dai surgiu a expressao, quando alguem fazia algo de anormal se fazendo o tal, era na hora, você parece o bonitão da bala chita, ou quando a pessoa dizia que era bonita. Vinha logo o bonitão da bala chita, se ficavam bravo com algum menino chamavam ele de: BONITÃO DA BALA CHITA.

História: O produto foi criado em 1945 pelo espanhol João Rucian Ruiz, que projetou as máquinas para fazer  as primeiras balas mastigáveis do Brasil. O nome da bala veio da paixão que ele tinha pelos filmes de Tarzan. e assim surgia a Fabrica Olímpica Balas Chita Ltda. O primeiro sabor foi o de abacaxi. Depois vieram outros. Este anúncio, da época em que foi lançado o sabor uva, estampou o slogan “A macaca tá certa!” – uma alusão a um bordão do humorístico “Planeta dos Macacos”.

Drops Chita - Ele é duro,  não é mastigável como a Chita tradicional. Porem a nova versão da bala não durou muito por causa das vendas baixas, a fabricante Cory resolveu tirá-lo de linha. Logo agora que eu descobri a novidade? A boa notícia é que dá para comprar a bala tradicional pelo site da marca. O problema é que só dá para comprar em pacotes de 600 gramas.

No começo dos anos 2000, a fabricante Santabina Alimentos, de Ribeirão Preto (SP), começou a ter um sucesso tão grande nas exportações que não dava conta do mercado nacional. A bala começou a ser vendida para África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Líbano, Senegal e Japão. A produção diária chegava a 15 toneladas diárias, mas quase não sobrava nada para o mercado interno.

Depois que foi vendida para os estrangéiros , o que ficou no Brasil é apenas similar. A Bala não é a mesma, a antiga era mais encorpada, mais durinha e mais saborosa. A nova fabricante deveria manter o padrão…Principalmente a bala que fez tanto sucesso, que é a de cereja….chamada de metálica…Um sabor inigualável

Em 2006, o doce passou a ser produzido pela Cory Alimentos, empresa que tem fábricas em Ribeirão Preto (SP) e Arceburgo (MG), e também fabrica as balas Icekiss, aquelas que vêm com mensagens de paquera dentro da embalagem.

Propaganda da antiga bala chita



Existe até uma música com referência a Bala:

Bonitão da bala Chita
Já Elvis

Bonitão da bala chita
Tem sempre cem em sua lista
Só sabe o que é mulher bonita
Diz que anda solto pela pista
Mas verdade seja dita
Sempre que diz "é nóis na fita"
Arruma uma bem esquisita
E faz amor com uma cabrita
Bonitão da bala Chita
Defende bem que nem Higuita
Mas é melhor meio-campista
Seu time é sempre finalista
Mas verdade seja dita
Não pega nem golpe de vista
Mesmo no banco é otimista
Melhor que seu time desista
Bonitão da bala chita
Mais forte é quando se irrita
De espinafre necessita
Só morre com kryptonita
Mas verdade seja dita
Tão forte como uma paquita
Açaí, bomba e guaravita
Morre de medo se alguém grita
Bonitão da bala Chita
Na adolescência era anarquista
Na juventude comunista
Já disse até que foi nazista
Mas verdade seja dita
Viu "Sex Pistols" na revista
E um tal João Lenon na entrevista
Imaginou ser Zen Budista
Bonitão da bala Chita